Pular para o conteúdo principal

Concordância Verbal

     A concordância verbal é a matéria que estuda as normas de concordância entre verbos e seus sujeitos. O estudo de tais normas é fundamental para o uso correto da língua portuguesa. Por isso, seguem algumas das principais regras da concordância nominal:

Regra geral: O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.

Sujeito Composto: Se o verbo vier depois do sujeito composto, deve concordar simultaneamente com todos os núcleos deste, ficando no plural. Se o verbo vier antes do sujeito composto, pode concordar com todos os núcleos ou somente com o núcleo mais próximo.                                                                  Exemplos: O cachorro e o homem saíram. (correto) O cachorro e o homem saiu. (incorreto) Saíram o cachorro e o homem. (correto) Saiu o cachorro e o homem. (correto)                                                             * Caso o sujeito composto anteposto ao verbo tiver núcleos sinônimos, a concordância pode ocorrer no plural ou no singular: "Coragem e bravura caracterizam/caracteriza um homem digno."

Sujeito composto por diferentes pessoas gramaticais: Nesses casos, a primeira pessoa prevalece sobre a segunda e a terceira, enquanto a segunda prevalece sobre a terceira.                                            Exemplos: Eu e tu (Primeira pessoa + Segunda pessoa = Nós) saímos. Nós e eles (Primeira Pessoa + Terceira pessoa  = Nós) brigamos. Tu e ele (Segunda pessoa + Terceira pessoa = Vós) sois legais.

Sujeito Composto resumido por tudo / nada / ninguém: Concordância ocorre no singular.                Exemplo: O cenário, as luzes, a ambientação, tudo era perfeito.

Algum / Alguns de nós / vós: Com "algum", a concordância é sempre na terceira pessoa do singular, ou seja, o verbo concorda com o primeiro pronome. Com "alguns", a concordância pode ocorrer com o primeiro ou segundo pronome. Algum de nós saiu. Alguns de nós saíram (concorda com "alguns"). Alguns de nós saímos (concorda com "nós"). 

Nome Próprio que só tem forma no plural: Caso o nome venha acompanhado de artigo, a concordância se dá no plural. Se não, deve-se usar o singular.                                                                     Exemplos: Os Estados Unidos são um país desenvolvido. Estados Unidos é um país desenvolvido.

Expressão partitiva ("a maioria de", "a maior parte de"): A concordância pode ser feita no plural ou no singular.                                                                                                                                                Exemplos: A maior parte dos garotos se machucou. A maioria das garotas se machucaram.

Número fracionário ou percentual: A concordância ocorre com o termo a que a porcentagem se refere ou o numerador da fração indicada.                                                                                                   Exemplos: Dois terços dos jogadores estavam insatisfeitos. Um quarto dos votantes era contrário. 50% dos eleitores preferiram aquele candidato. 70% do povo votou naquele candidato. 

    Gostou do post? Deixe seu comentário e até a próxima!

                                                                            


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira Guerra Mundial

           Como vimos em um post anterior:  A 2º Revolução Industrial, o Imperialismo e os antecedentes da 1º Guerra Mundial , o estopim da 1° Guerra Mundial foi o assassinato do herdeiro do trono Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em Sarajevo (Bósnia), por um nacionalista sérvio. O conflito se espalhou rapidamente, por conta das rivalidades e alianças presentes no contexto europeu da época. Nesse post, trataremos somente dos eventos que ocorreram durante a guerra, e não seus antecedentes. Para ler sobre o período pré-guerra, acesse o link acima.           Vale destacar a utilização, no período que antecedeu a guerra e durante todo o seu curso, das propagandas de guerra, que buscavam, entre outras coisas, justificar o envolvimento dos países no conflito, convencer os homens a se alistarem, arrecadar fundos para as despesas militares e garantir o apoio da população.            Com o início ...

Patrimônio Histórico e Região Sudeste do Brasil

Patrimônio Histórico:      Patrimônio Histórico é um bem que tem importante significado para uma sociedade. Pode ser artístico, documental, ou vários outros. Esses patrimônios podem ser móveis, imóveis ou naturais.      Patrimônio Histórico material é aquele que você pode tocar. É um objeto, uma cidade ou uma casa. Já o imaterial é aquele que você não pode tocar, é um saber, tradição, memória ou pensamento. Para um monumento se tornar Patrimônio Histórico, ele tem que ser tombado pelo governo. Os patrimônios podem ser nacionais (do país) ou mundiais (do mundo). UNESCO reconhece a Pampulha como Patrimônio Mundial da humanidade:      No dia 17 de julho de 2016 a UNESCO reconheceu a Pampulha como Patrimônio Mundial da Humanidade. O projeto encomendado por Juscelino Kubitschek, que teve a participação de artistas como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, hoje tem reconhecimento mundial.      Segundo a UNESCO, p...

A queda do Império romano e o feudalismo

          Por volta do século III, o Império Romano parou de crescer. Os gastos para vigiar as fronteiras começaram a aumentar, o que aumentou os impostos também. As consequências disso foram a diminuição da mão de obra escrava, fome e revoltas populares, as invasões germânicas e grande migração para o campo.            Quando os romanos chegavam no campo, as terras já estavam ocupadas, então os donos de terras ofereciam uma parte de seus lotes para os novatos no campo. Em troca desse espaço para viver os proprietários exigiam uma parte da produção dos inquilinos e ligavam aquelas pessoas à terra, portanto, se aquele lote fosse vendido, eles continuariam produzindo e dando o que produziam. O mesmo acontecia em relação aos herdeiros do proprietário. Esse processo foi chamado de colonato e resolvia o problema de mão de obra do grande proprietário e o de garantir a subsistência do colono.            A pa...