Pular para o conteúdo principal

Alimentos e sistema digestório

          Os diversos alimentos que comemos durante o dia possuem diversos nutrientes, cada um com uma função específica no nosso corpo. Dentre os principais nutrientes de nossa dieta estão:
Carboidratos: nutrientes, como o amido, que fornecem e armazenam energia.
Proteínas: nutriente construtor ou plástico, matéria-prima para a construção ou reposição de tecidos celulares.
Lipídios: a famosa gordura, que pode ser usada como reserva energética para o corpo, além de exercer várias outras funções, como a produção de hormônios.
          Obs: Os nutrientes acima são macronutrientes compostos por moléculas mais complexas que podem ser quebradas, dando origem a diferentes substâncias.
Vitaminas e sais minerais: nutrientes reguladores, necessários em poucas quantidades, mas muito importantes em vários processos.
Fibras: atuam mantendo os movimentos do sistema digestório (movimentos peristálticos) saudáveis.
Água: transporta nutrientes por todo o corpo e regula a temperatura do organismo. Nós somos todos 70% água.
          De acordo com a quantidade necessária de ingestão de cada alimento, foi criada a pirâmide alimentar, que é, geralmente, representada assim, ou com pequenas alterações:
          Várias doenças ocorrem em decorrência de uma má alimentação. Dentre elas, podemos destacar: obesidade, excesso de ingestão de alimentos ou de um nutriente específico; desnutrição, causada pela baixa ingestão de alimentos; verminoses e intoxicações, que ocorrem em decorrência da ingestão de alimentos contaminados; bócio endêmico, caracterizado pela deficiência de iodo no organismo; escorbuto, causado pela falta de ingestão de vitamina C; anemia ferropriva, uma deficiência em ferro; e anorexia, caracterizada por uma redução drástica da quantidade de alimentos consumidos em razão de uma obsessão por um "corpo perfeito".
           A digestão dos nutrientes que entram em nosso corpo na forma de alimento começa na boca. Nesse órgão ocorre tanto a digestão química (que envolve a transformação de alguma coisa em outra), pela ação de enzimas (ptialina ou amilase salivar) na quebra de moléculas de carboidrato em maltoses, quanto a digestão física, com a mastigação e formação do bolo alimentar. Passando a boca, esse bolo vai para faringe, na região da garganta, onde vale destacar a ação da glote, que controla a passagem de ar e alimento, substâncias que tomam caminhos diferentes, mas que se encontram nessa região do corpo, pertencente a ambos sistema respiratório e digestório. Depois disso, os nutrientes passam pelo esôfago, um tubo que leva ao estômago.
             No estômago, o suco gástrico (líquido que contém a pepsina e ácido que favorece a ação dessa enzima), age sobre o bolo alimentar, principalmente sobre as proteínas, que são transformadas em peptonas. Após esse processo, os nutrientes seguem para o intestino delgado, onde sofrem a ação de diversos sucos digestivos, como: suco entérico, produzido no próprio intestino e que digere proteínas e carboidratos; suco pancreático, produzido no pâncreas e que atua em todos os macronutrientes; e bile, produzido no fígado, armazenado na vesícula biliar e que atua emulsificando, isto é, "despedaçando" gorduras. Além disso, no intestino delgado estão presentes vilosidades e microvilosidades nas paredes intestinais, que facilitam a absorção de água e nutrientes menores, provocando o aumento da superfície do intestino e da área de contato entre o órgão e o bolo alimentar.
          O último lugar por onde os nutrientes passam, antes de serem eliminados, é o intestino grosso, onde ocorre a absorção de água e sais minerais e a formação das fezes. É nesse órgão que podem ser desenvolvidos problemas na evacuação: prisão de ventre ou diarreia.
          Gostou do post? Deixe seu comentário e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira Guerra Mundial

           Como vimos em um post anterior:  A 2º Revolução Industrial, o Imperialismo e os antecedentes da 1º Guerra Mundial , o estopim da 1° Guerra Mundial foi o assassinato do herdeiro do trono Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em Sarajevo (Bósnia), por um nacionalista sérvio. O conflito se espalhou rapidamente, por conta das rivalidades e alianças presentes no contexto europeu da época. Nesse post, trataremos somente dos eventos que ocorreram durante a guerra, e não seus antecedentes. Para ler sobre o período pré-guerra, acesse o link acima.           Vale destacar a utilização, no período que antecedeu a guerra e durante todo o seu curso, das propagandas de guerra, que buscavam, entre outras coisas, justificar o envolvimento dos países no conflito, convencer os homens a se alistarem, arrecadar fundos para as despesas militares e garantir o apoio da população.            Com o início ...

Números decimais, medidas, área, volume e capacidade.

          Os números decimais, são simplesmente inteiros com frações deles.  Exemplo: 1+1/2=1,5.           Assim como os números naturais, os decimais podem ser adicionados, subtraídos, divididos e etc:  Adição e subtração: Colocamos vírgula embaixo de vírgula, e completamos as casas decimais ausentes com zeros (já que 0,8 é igual a 0,80) e fazemos as operações normalmente. O resultado manterá vírgula embaixo de vírgula. Multiplicação: Fazemos a operação ignorando as vírgulas. O resultado terá a quantidade de casas decimais da soma da quantidade de casas decimais nos fatores. Divisão: Igualamos as casas decimais com zeros, retiramos a vírgula e efetuamos a divisão. Para não termos restos, quando a operação iria acabar colocamos uma vírgula no quociente e um zero no resto para continuarmos dividindo. Se ainda tivermos resto, colocamos mais um zero nele e assim por diante. Raiz e potência: Transformamos o número deci...

Subtração e adição de frações, frações, operações com números decimais e naturais e multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000.

          Para subtrair e somar frações com denominadores iguais basta somar e subtrair os numeradores. Quando os denominadores são diferentes podemos fazer desenhos para resolver ou procurar frações equivalentes que deixem os denominadores iguais. Para isso acontecer os dois números têm que ter um múltiplo em comum. Frações equivalentes são aquelas que demonstram a mesma quantidade. Exemplos: 1/2 e 2/4, 3/4 e 6/8 e 2/2 e 4/4.           Comparamos frações observando qual é maior, qual é menor e qual representa a mesma quantidade. Sempre fica mais fácil quando desenhamos ou quando os denominadores são iguais. Numerador é o número de cima de uma fração e denominador é o número de baixo de uma fração. Quanto maior o denominador em mais partes o inteiro foi dividido. Quanto maior o numerador mais partes do inteiro divido foram usadas.                              ...